Alguns anos atrás, eu estava falando para uma audiência sobre as tremendas promessas disponíveis para nós, os crentes em Jesus Cristo. Em uma mensagem específica, decidi falar sobre o que Jesus havia feito na cruz e o que podemos receber como resultado.
Como ilustração das promessas disponíveis, eu disse ao público: “Agora, se vocês estivessem com fome e eu fosse o dono de um laranjal, poderia abordar essa situação de duas maneiras. Eu poderia ir ao meu laranjal, pegar uma laranja, trazê-la para você e dizer: 'Toma, come isso'. Essa ação satisfaria temporariamente sua fome. Ou convidá-lo para ir comigo ao laranjal, mostrar-lhe os pés de laranja cheios de frutos e depois deixá-lo fazer uma caminhada pelo pomar e se servir.
Então eu disse aos meus ouvintes: “A segunda abordagem é o que vou fazer esta noite. Não vou te oferecer uma laranja, vou te levar ao laranjal.”
Nesses estudos sobre o tema “Caminhando pela Terra das Promessas de Deus”, vou seguir a segunda abordagem e levá-lo ao laranjal - e cabe a você caminhar pela terra e se servir.
Em cada seção desta série, vou lidar com alguma necessidade ou problema que comumente surge em nossas vidas. Em essência, vou “levar você ao laranjal”, mostrando na prática como atender a essas necessidades ou resolver esses problemas. Como? Ajudando você a localizar e reivindicar as promessas específicas da Palavra de Deus que são apropriadas para cada situação particular.
Provisão nas Promessas
O primeiro ponto deste ensinamento inicial sobre o tema “Caminhando pela Terra das Promessas de Deus” é muito importante: a provisão de Deus para nós é encontrada em Suas promessas. A Escritura chave que apoia este ponto é 2 Pedro 1:3-4.
“Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça”. (NVI)
Precisamos prestar atenção especial a duas verdades nesses versículos. Ambas estão no tempo perfeito, o que significa que já foram realizadas. O versículo 3 nos diz que o poder divino de Deus nos deu tudo de que precisamos para a vida e para a piedade. Observe que este versículo não diz que Deus vai nos dar tudo o que precisamos. Em vez disso, diz que Ele já nos deu.
O versículo 4 enfatiza ainda mais esse ponto com a segunda verdade: “[Deus] nos deu suas grandiosas e preciosas promessas”. Claramente, Deus já nos deu tudo que vamos precisar. Como essas coisas chegam até nós? Elas são providas através das promessas de Deus.
Tomando Posse da Nossa Herança
Chegamos agora ao nosso segundo ponto neste segmento inicial de ensino: as promessas de Deus são nossa herança. Ao examinar essa verdade, podemos ver o quanto o Novo Testamento reflete o Antigo Testamento. No Antigo Testamento, sob um líder chamado Josué, Deus conduziu Seu povo à terra prometida. No Novo Testamento, sob um líder chamado Jesus (o mesmo nome de Josué na forma hebraica), Deus conduz Seu povo a uma terra de promessas. As promessas de Deus são, portanto, nossa herança.
Nosso objetivo final nestas mensagens sobre “Caminhando pela Terra das Promessas de Deus” é desenvolver uma visão clara de nossa herança e então entender como podemos possuí-la.
Muito além de uma mera discussão intelectual, esta série de ensino será extremamente prática. Cada segmento tratará de uma necessidade ou problema específico que comumente surge em nossas vidas. Em seguida, mostrarei a você - de maneira muito prática - como atender a essa necessidade ou resolver esse problema localizando e reivindicando as promessas específicas de Deus que se aplicam a ele.
A Promessa de Josué
Como base para tudo o que está por vir nesta série de ensino, quero estabelecer um princípio fundamental. Para fazer isso, vamos examinar uma promessa que, de certo modo, é a chave para reivindicar todas as promessas. É uma declaração que o Senhor fez a Josué quando o incumbiu de conduzir Seu povo à sua herança. Essa maravilhosa promessa se encontra no livro de Josué capítulo 1, versículo 8, onde o Senhor disse as seguintes palavras a Josué:
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.”
Que afirmação! Suponho que não haja promessa que dê garantia mais completa de sucesso total do que esta uma dada a Josué. “Então você fará o seu caminho próspero e terá sucesso.” Esse encorajamento maravilhoso envolve dois resultados: prosperidade e sucesso.
Descobri, através de minhas relações sociais ao longo de muitos anos, que ninguém realmente quer fracassar. No fundo, todo ser humano nasce com um profundo desejo de sucesso. Portanto, quando as pessoas falham, não é porque querem falhar. Eles falham porque simplesmente não sabem como ter sucesso. Felizmente, o versículo que acabamos de examinar nos diz exatamente como ter sucesso. A promessa feita a Josué é o caminho garantido por Deus para o sucesso.
Cumprindo as Condições
É importante neste ponto examinarmos as condições que Deus estabeleceu. Essas condições são expressas em certas frases-chave no versículo que acabamos de examinar. Primeiro: “Este livro da lei não se aparte da tua boca”. (Preste atenção especial à palavra “boca” nesta passagem.) Em segundo lugar, “medita nele dia e noite”. A meditação tem a ver com o coração e a mente – isto é, nosso ser interior. A implicação é que devemos permitir que Sua Palavra penetre profundamente em nosso ser interior. Terceiro, o versículo continua dizendo: “tenha o cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito”.
As palavras-chave aqui são “boca”, “meditar” e “fazer”. Em resposta a eles - e vou mudar a ordem por um momento - o que você deve fazer? Você tem que pensar na lei de Deus, falar na lei de Deus e agir na lei de Deus. Todo esse processo envolve meditação correta, fala correta e ação correta. A retidão de nossos pensamentos, palavras e ações é determinada pelo fato de estarem ou não de acordo com a lei de Deus.
Dizendo o que Deus Diz
Para estabelecer ainda mais essas verdades em nossas vidas, veremos agora o Novo Testamento. A passagem que examinaremos é Romanos 10:8–10, que declara os requisitos para a salvação de acordo com o Novo Testamento. Falando aqui sobre a Palavra de Deus, Paulo diz:
“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
Uma tradução mais literal do versículo 10 seria: “com o coração o homem crê para a justiça e com a boca confessa a salvação”. Observe que, ao longo desses versículos, vemos a união do coração e da boca. (Mais adiante neste ensinamento, exploraremos a ordem em que Paulo apresenta esses passos.)
Em primeiro lugar, preciso explicar dois conceitos importantes que são usados aqui. A palavra “confessar” tem um significado especial na Bíblia. Seu significado literal é “dizer o mesmo que”. Portanto, quando confessamos, estamos dizendo com a nossa boca o mesmo que Deus diz em Sua Palavra. Isso se aplica a qualquer tópico abordado na Palavra de Deus, quer seja uma referência sobre pecado, salvação, cura ou oração. Confissão é fazer com que as palavras de nossa boca concordem com a Palavra de Deus.
A palavra “salvação” na passagem de Romanos é um termo abrangente que cobre todos os benefícios providos para nós através da morte de Jesus Cristo na cruz. Inclui benefícios espirituais, benefícios físicos, benefícios materiais, benefícios nesta vida e na próxima — benefícios tanto nesta era quanto na eternidade. Tendo isso em mente, vejamos agora o que Paulo diz sobre a relação entre a boca e o coração.
Boca e Coração
Paulo usa esse par de palavras três vezes - uma vez em cada versículo. No versículo 8, ele diz: “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração”. Observe que a boca vem primeiro e depois o coração. No versículo 9, ele diz: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Observe novamente que a boca vem antes do coração. Mas no versículo 10, onde Paulo repete este par de palavras pela terceira vez, ele inverte a ordem: “porque com o coração o homem crê para a justiça e com a boca confessa para a salvação”. Lá o coração vem antes da boca.
Acredito que haja uma razão muito prática para essa mudança de ordem. Muitas vezes, a maneira de se convencer da verdade de Deus em sua experiência é fazer a confissão correta. Mesmo quando você não sente em seu coração que acredita em uma verdade específica da Palavra de Deus, você afirma sua crença com a boca de que é a Palavra de Deus e que Sua Palavra é verdadeira do começo ao fim. Por esta razão – porque Deus o diz – você está disposto a dizê-lo. Em certo sentido, você se humilha - você rebaixa sua própria mente carnal diante da autoridade da Palavra de Deus. Porque Deus diz, você diz com a sua boca.
Em Nossos Corações
Note que, da sua boca vai para o seu coração. Você diz duas vezes com a boca e, nesse momento, está estabelecido em seu coração. Então é natural para você dizê-lo - porque está em seu coração e sai prontamente de seu coração para sua boca.
Muitas vezes é assim que nos estabelecemos na verdade da Palavra de Deus. Em primeiro lugar, nós confessamos a salvação de Deus. A Palavra sai de nossas bocas para nossos corações e depois de nossos corações de volta para nossas bocas. Desta forma, a confissão é feita para a salvação.
Mas a confissão é apenas o primeiro passo. A ação tem que seguir em frente. Os seguintes versículos de Tiago 2:17 e 26 confirmam esta verdade – que depois que a Palavra de Deus é estabelecida em sua boca e em seu coração, você a pratica:
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
E então novamente:
“Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Em outras palavras, não basta apenas acreditar e dizer. Nós também temos que agir. Então, voltamos exatamente ao mesmo princípio que foi estabelecido para Josué: pense na Palavra de Deus, fale a Palavra de Deus, aja de acordo com a Palavra de Deus. O resultado é garantido: sucesso.
E Você?
Você deseja ver o tipo de sucesso mencionado neste ensinamento? Você está ansioso para vê-lo se tornar uma realidade em sua própria vida? Se você quer que o Senhor saiba que é seu desejo avançar nesta área de seu relacionamento com Ele, vamos expressar essa disposição a Ele agora com a seguinte oração:
Senhor, acredito firmemente nas Tuas muitas promessas tanto para mim como para a minha família. Sei que essas promessas estão claramente declaradas em Sua Palavra. Ajude-me a desenvolver uma visão clara de Tua herança para mim e, então, capacite-me para entrar nela pela fé.
Hoje, Senhor, com esta oração, expresso meu desejo pelo cumprimento de todas as Tuas promessas que se aplicam a mim. Eu quero pensar a Tua verdade e falar a Tua verdade. Eu quero colocar essa confissão em ação na minha vida. Eu acredito em Seu poder para me levar ao resultado final - sucesso através de Ti.
Obrigado, Senhor, por Tuas promessas que são minha herança. Amém.
Free download
This Teaching Letter is available to download, print and share for personal or church use.