O Que a Palavra de Deus Pode Fazer por Você (Parte 1)

A portrait of Derek Prince in black and white
(Part )

By Derek Prince

🏆
You're reading a top ten Teaching Letter.

Pense em alguns momentos-chave da sua vida quando Deus usou uma passagem da Escritura para trazer vida, encorajamento e/ou direcionamento para você. Não é incrível como a Palavra de Deus pode ter um impacto tão dramático em nossas vidas? Esse impacto é o foco do estudo de hoje - O que a Palavra de Deus pode fazer por você.

Nesta série de seis partes sobre o tema O que a Palavra de Deus pode fazer por você, estudaremos aspectos específicos do que a Palavra de Deus vai realizar em você. Discutiremos os possíveis resultados daquilo que você pode esperar ao se abrir para a Palavra de Deus.

Na verdade, agora que começamos este estudo, quero pedir-lhe que abra seu coração para receber essas verdades com uma atitude de expectativa. Espere, de verdade, receber algo bom e positivo deste ensinamento.

A Palavra de Deus é Viva

O primeiro ponto que precisamos entender neste estudo sobre a natureza da Palavra de Deus é este: ela é única. A Palavra de Deus é bem diferente de qualquer outra coisa que encontraremos ao longo de nossas vidas. A Palavra de Deus não é apenas marcas pretas em papel branco. Há muito mais do que isso.

Para descobrir a verdadeira natureza da Palavra de Deus, precisamos ir à própria Bíblia. A melhor fonte de informação sobre a Palavra de Deus se encontra na própria Palavra de Deus. Sendo isso verdade, quero começar lhes mostrando algumas das coisas que a Palavra de Deus tem a dizer sobre si mesma.

Vamos começar no Salmo 33:6, que diz:

“Mediante a palavra do SENHOR foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.” (NVI)

Onde esta tradução diz “sopro”, a palavra hebraica é na verdade “espírito”. Existe uma estreita relação entre as palavras para “espírito” e “sopro”. O Espírito Santo (o Espírito de Deus) nas escrituras é chamado de “o sopro do Todo-Poderoso". Mas precisamos ver que os dois componentes mencionados neste versículo são a Palavra do Senhor e o Espírito do Senhor.

Por essas duas forças poderosas trabalhando juntas - a Palavra do Senhor e o Espírito do Senhor - todo o universo criado foi trazido à existência. Pela Palavra do Senhor e pelo Espírito de Deus, os céus e todo o seu exército foram feitos.

O Poder do Universo

Um dos princípios mais importantes que precisamos entender é que a Palavra de Deus e o Espírito de Deus sempre trabalham juntos. Eles trabalham em perfeita harmonia. Vemos isso desde o início da Bíblia. A declaração em Gênesis 1:2 afirma esta verdade: “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Em seguida, o próximo versículo declara: “Deus disse”, isto é, a Palavra de Deus foi divulgada. Logo no início da criação, vemos a Palavra e o Espírito de Deus trabalhando juntos. Quando essas forças se uniram dessa forma, o resultado foi a criação. Deus disse: “Haja luz”, e a luz surgiu.

Precisamos entender que o poder criativo por trás de todo o universo é a Palavra e o Espírito de Deus trabalhando juntos. Por que isso é tão importante? Porque quando você recebe a Palavra e o Espírito de Deus em sua vida, você está recebendo o poder criativo de Deus na sua totalidade. A partir do momento em que esses componentes se combinam em você, o próprio poder que trouxe todo esse vasto universo à existência se torna disponível para você.

A Palavra de Deus Nunca Falha

Outro aspecto da Palavra de Deus é declarado em Isaías 55:11. Nesse versículo, Deus declara que Sua Palavra nunca falhará em seu propósito.

“Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (ACF)

Quando a Palavra de Deus sai, ela realiza o que Ele deseja que ela faça. Ela prospera no propósito para o qual Ele a envia. Isso significa que você pode confiar absolutamente na Palavra de Deus. Na verdade, podemos até dizer que há uma garantia por escrito de que ela fará o que foi enviado para fazer. Se você comprar algum tipo de equipamento em uma loja, no geral, o fabricante lhe dará uma garantia por escrito do que você comprou. De fato, Isaías 55:11 é a garantia escrita de Deus. Ele promete que Sua Palavra realizará exatamente o que Ele diz que ela fará.

No Novo Testamento, em João 6:63b, Jesus afirma esta verdade ao falar as seguintes palavras:

“As palavras que eu vos digo são Espírito e vida.” (ACF)

Jesus estava dizendo que as palavras de Deus não são apenas sons no ar, nem simplesmente marcas no papel. Ele está dizendo que essas palavras estão carregadas do Espírito e da vida do próprio Deus.

Uma confirmação adicional desta verdade é encontrada em Hebreus 4:12, onde temos esta declaração sobre a Palavra de Deus:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (ACF)

A palavra traduzida como "eficaz" em grego é a mesma palavra da qual obtemos a palavra "energético". Para mim, essa é uma imagem vívida da Palavra de Deus. Está viva; é enérgica; é penetrante. Ela atinge todas as áreas da personalidade humana — a mente, o espírito, a alma e até mesmo o corpo físico. Onde quer que a Palavra de Deus seja aplicada, ela vem com uma garantia por escrito de que fará bem a você.

Esta é a promessa de Deus a respeito de Sua Palavra: ela cumprirá em sua vida o propósito exato para o qual Ele a enviou.

A Maneira Como Reagimos

Para completar o circuito desta verdade, vamos agora olhar para o nosso papel em relação a esse assunto. As qualidades que a Palavra de Deus tem e o que ela pode fazer por nós é apenas parte do assunto. A confiabilidade da Palavra de Deus é garantida. Ela é tão imutável quanto o próprio Deus. No entanto, o resultado que a Palavra de Deus produzirá em cada um de nós depende da maneira como reagimos a ela.

Nesta seção, vou explicar qual deve ser a nossa reação diante da Palavra de Deus. Como devemos reagir para receber todos os benefícios e bênçãos que Deus deseja que tenhamos?

Em 1 Tessalonicenses 2:13, Paulo escreve estas palavras:

“Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem”. (NIV)

Há dois requisitos a serem cumpridos quando a palavra de Deus chega até nós. Primeiro, não devemos tratá-la apenas como algum tipo de escrita humana ou mensagem de homens. Em vez disso, devemos reconhecer que é uma mensagem diretamente de Deus. É a Palavra de Deus, não do homem.

Em segundo lugar, temos que recebê-la com fé. Temos que acreditar. Paulo diz que quando a recebemos como a Palavra de Deus para nós – e cremos nessa Palavra – ela então “atua com eficácia” em nós. Ela cumpre os propósitos de Deus.

Tenha em mente esses dois requisitos. Primeiro, você deve recebê-la como a Palavra de Deus, não apenas como uma mensagem proveniente de homens. Em segundo lugar, você deve aceitá-la com fé, acreditando que ela é capaz de fazer em você o que Deus requer.

Requisitos Para Se Receber

O livro de Tiago também traz um elemento adicional a esta discussão. Vemos em Tiago 1:21 que existem requisitos morais que devemos cumprir para receber o benefício total da Palavra de Deus.

“Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” (NVI)

Observe este termo “implantada”. A Palavra de Deus é algo com vida que crescerá em nós. Portanto, se você a receber — se a plantar em seu coração e em sua vida — ela criará raízes ali. Como uma árvore frutífera, crescerá e produzirá os resultados que Deus deseja.

Existem dois requisitos mencionados neste versículo. Em primeiro lugar, o negativo. Temos que deixar de lado a impureza e a maldade. Em outras palavras, temos que limpar nossas vidas. Não adianta nos apegarmos ao pecado, à rebelião e a outras más qualidades em nossas vidas, enquanto esperamos que a Palavra de Deus cumpra o que Ele promete. Isso não vai acontecer.

Em segundo lugar, temos que receber a Palavra com humildade. Este é um requisito muito importante. Quando somos humildes, somos mais aptos a aprender. Não agimos como uma criança travessa, respondendo a Deus ou tentando dizer a Ele o que fazer. Em vez disso, humildemente recebemos o que Ele está nos dizendo. Somente quando reagimos com humildade é que Sua Palavra pode surtir efeito em nossas vidas.

Humildade e Temor Reverente

Quero apontar mais uma verdade significativa ao encerrarmos esta seção sobre a Palavra de Deus. O próprio Deus seleciona os Seus alunos. Se você quer ser um dos alunos de Deus—um daqueles que aprendem através de Deus—você tem que cumprir Seus requisitos. Esses requisitos são declarados com muita clareza no Salmo 25:8-9, 12, 14.

“Bom e justo é o Senhor;

Por isso mostra o caminho aos pecadores.

Conduz os humildes na justiça

E lhes ensina o seu caminho.

Quem é o homem que teme o Senhor?

Ele o instruirá no caminho que deve seguir.

O Senhor confia os seus segredos aos que o temem,

E os leva a conhecer a sua aliança.” (NVI)

Esses versículos poderosos falam sobre alguns requisitos de caráter muito importantes. Como podemos nos preparar para que Deus nos ensine Seu caminho e nos faça entender Sua aliança? Não devemos apenas ser humildes, mas também devemos temer (respeitar com reverência) o Senhor. Estes são dois requisitos absolutos que devemos cumprir para receber a Palavra de Deus em nossas vidas.

A humildade e um temor reverente ao Senhor devem estar presentes para que possamos ver Sua Palavra realizar o que Ele a enviou para fazer em nossas vidas. Se queremos aprender os maravilhosos segredos de Deus, se queremos que Ele compartilhe conosco Seus maravilhosos pensamentos e propósitos, temos que atender a esses requisitos.

 

Existem muitas pessoas, algumas até mesmo matriculadas em escolas bíblicas, seminários ou instituições teológicas, que têm muito conhecimento intelectual. No entanto, algumas dessas pessoas nunca foram aceitas por Deus. Por quê? Porque elas não possuíam os requisitos de caráter que eram necessários. Quais são esses requisitos? Ser humilde, ter um temor reverente e ter respeito a Deus.

Agora, quero desafiá-lo. Eu quero lhe fazer uma pergunta direta. Neste momento, você vai decidir adotar a atitude que Deus requer que tenhamos para com a Palavra? Você será humilde e reverente em relação a Deus e à Sua Palavra?

Se esse é o seu desejo e você está disposto a assumir esse compromisso, peço que o sele com a seguinte oração:

Senhor, quero que a Sua Palavra seja implantada em mim. Eu quero que Sua Palavra realize tudo o que o Senhor deseja que ela faça em mim. Neste momento, eu lhe presto reverência com humildade e respeito e recebo Sua Palavra viva e ativa no mais profundo do meu espírito. Amém.

Free download

This Teaching Letter is available to download, print and share for personal or church use.

Download PDF
Publication Date: . Code: TL-L102-100-PO2
Blue scroll to top arrow iconBlue scroll to top arrow icon
Share on social media

Thank you for sharing.

Page Link
Link Copied!
https://www.derekprince.com/
Black copy link icon